Parece que foi ontem, alguns dizem, mas não foi tão repentino assim. Há 25 anos foi lançado um dos mais importantes jogos de luta de todos os tempos: Mortal Kombat.

Desenvolvido pela extinta Midway Games, Mortal Kombat foi idealizado por Ed Boon e John Tobias com uma equipe de apenas sete pessoas. O jogo tinha a intenção de fazer um versão mais realista e violenta do sucesso Street Fighter e era um projeto para ser curto.

Além de todo o sangue e, claro, a possibilidade de matar seu oponente nos fatalities, o jogo trouxe um diferencial de realidade com atores digitalizados. Embora hoje talvez possa parecer até simplório, o impacto desse recurso realista foi muito marcante à geração de gamers dos anos 90.

O jogo teve seus altos e baixos, mas resistiu aos anos e hoje é um dos títulos mais rentáveis do gênero. Com a violência sendo levada a um nível extremo beirando ao absurdo e até cômico, o título mais recente da série, Mortal Kombat X, foi um o jogo mais vendido em 2015.

MKX foi um sucesso comercial. Foram vendidas mais de 5 milhões de cópias, sendo o maior lançamento da história da série.

A TRILOGIA INICIAL

Considerados por muitos como os melhores, os três primeiros jogos são a parte mais clássica e relevante de toda a saga. MK1 (1992), MK2 (1993) e MK3 (1995) são uma crescente de qualidade de gráficos e jogabilidade, além de serem um dos jogos mais conhecidos da era dos consoles 16 bit (Super Nintendo e Mega Drive).

Os personagens mais icônicos de MK foram introduzidos nesses primeiros jogos e estão até hoje como âncoras aos demais. Fomos apresentados a Scorpion, Sub-Zero, Raiden, Liu Kang, Kung Lao, Kitana, Jax, Sonya e Johnny Cage. MK3 ganhou uma versão estendida e definitiva que foi lançada em 1996 e encerrou a era 16 bit do jogo: Ultimate Mortal Kombat 3. O jogo foi um estrondoso sucesso e ainda é cultuado até hoje, especialmente sua versão do 16 bit.

A ERA 3D

Diante do avanço das tecnologias com o lançamento do Playstation, a série decidiu avançar na era do 3D. Mesmo criticado e dito como uma das piores sequências, MK4 foi lançado em 1997 e marcou o começo dessa transição e de um período mais crítico à saga. Embora tenham avançado nas modalidades de jogo e na própria história, os jogos seguintes como Mortal Kombat Deadly Alliance (2002) e Mortal Kombat Deception (2004) tiveram resultados modestos de vendas. Como uma tentativa de finalizar a franquia, foi lançado em 2006 o Mortal Kombat Armageddon, que reuniu todos os personagens criados até então como um grande torneio que decidiria o destino da Terra e de Mortal Kombat.

ALÉM DO GÊNERO LUTA

Embora a série tenha se consolidado como um jogo de luta, títulos de outros gêneros também foram lançado. O primeiro deles foi Mortal Kombat Mithologies – Sub-Zero (1997), que traz uma aventura do personagem título, sendo o último dos jogos a utilizar atores digitalizados. Mortal Kombat Special Forces (2000) foi o segundo nessa linha de aventura e é considerado o pior jogo já feito da franquia. Contudo, em 2005 foi lançado o adorado e elogiado Mortal Kombat: Shaolin Monks, que trouxe uma aventura empolgante e se consolidou como um dos preferidos dos fãs, que ainda pedem por continuação até os dias de hoje.

O REBOOT E O RENASCIMENTO DA SAGA

Ainda com incertezas com respeito à continuidade da franquia, em 2008 foi lançado o primeiro cross over de Mortal Kombat com os personagens do universo DC. Embora tenha gráficos e jogabilidade bons, os fãs reclamaram principalmente da violência censurada.

O ano de 2011 foi um marco para a franquia. Nesse ano foi lançado um reboot da série em um jogo simplesmente intitulado Mortal Kombat revivendo as histórias dos três primeiros jogos. O sucesso foi absoluto e a saga foi renascida com força total nas novas gerações de consoles. O jogo fez tanto sucesso que se tornou, até então, o título mais rentável de todos.

Com o sucesso do reboot, em 2015 foi lançado Mortal Kombat X e a receptividade do jogo foi maior ainda. Contemplando as histórias de Mortal Kombat 4/Gold, o jogo apresentou gráficos incríveis e a violência foi elevada na máxima potência. Mortal Kombat voltou a se tornar uma das séries de jogos mais conhecidas e adoradas. As expectativas para a MK11 já começaram.

Anúncios